Construções típicas da região
As casas típicas Alentejanas são caracteristicamente caiadas de branco para reflectir os raios solares. Têm barras azuis ou amarelas, para que os insectos não entrem tão facilmente em casa, pois eles são atraídos pela cor branca desviando-se assim da porta e das janelas.
Construção:
As antigas casas típicas Alentejanas tem como característica comum serem construídas com materiais existentes na região como argila ou barro, cal, areia e pedra.
Divisão:
De um modo geral, a casa típica Alentejana era dividida em cozinha, que também funcionava como uma sala, quartos e não possuía casa de banho.
As divisórias da casa eram mal iluminadas pois as pessoas não tinham possibilidades a nível económico para fazer janelas maiores. Algumas optavam por colocar uma ou duas telhas de vidro para a luz entrar.
Quartos
Os quartos eram pouco utilizados, pois só serviam para dormir. Além de serem mal iluminados também eram bastantes frios. Toda a casa era fria, pois o chão era de xisto ou de tijoleira e as paredes eram muito grossas impedindo assim que o calor entrasse.
Cozinha
A cozinha tinha uma lareira grande e larga, onde se aqueciam e cozinhavam. A cozinha também servia como sala onde as pessoas ficavam, por ser o local mais quente da casa principalmente no Inverno e também durante o Verão.
Ao viverem em colinas, as pessoas tinham necessidade em possuir caves nas casas, para guardar o gado e animais que possuíam.
Em algumas casas, as pessoas tinham fornos, para fazer pão, bolos, assados na época da Pascoa entre outros.
Adolfo Calado, Hugo Gonçalves e Vanda Silva.
Para visualizar os trabalhos realizados no âmbito da actividade integradora (NG4 - CP, NG6 - STC e CLC), clique nos Links que se seguem:
Roteiro
Como criar uma associação
Estatutos da Associação
Evolução dos Transportes
Segurança no Concelho
Receitas Tradicionais
Caracterização Fauna e Flora
Entrevistas
Folheto Inglês